sábado, 11 de fevereiro de 2012


Viagem ao fundo do Mundo Mar



A maior parte do planeta está debaixo d´água. Há muito mais do que

 animais fantásticos e batalhas pela sobrevivência: são naufrágios históricos,

 submarinos superpotentes e chaminés onde o calor chega a 400ºC. Conheça,

 metro a metro, os segredos que o fundo do oceano esconde.



O pior melhor ano da história

Ao chegar à América, Cristóvão Colombo não só descobriu um novo continente: ele transformou a natureza de todo o planeta. E causou um impacto como não se via desde o desaparecimento dos dinossauros








A chegada de Colombo deu início a um processo que unificou a natureza do planeta, deixando-o mais homogêneo. É por causa do intercâmbio de Colombo que há tomate na Itália, laranja nos Estados Unidos, chocolate na Suíça e pimenta na Tailândia, diz o jornalista e escritor Charles C. Mann em seu livro 1493: Uncovering the New World Columbus Created (1493: Descobrindo o Novo Mundo que Colombo Criou, sem edição em português). A bagunça ambiental promovida pelo navegador é considerada pelos ecologistas "o evento mais importante desde a morte dos dinossauros".
A formação do solo, o clima, a água e todo tipo de vida que se formou em cada um dos continentes da Terra tinha seu equilíbrio. À primeira vista, a incorporação de espécies não nativas em novos ambientes parece desastrosa. E de fato pode ser. Um dos episódios narrados por Mann é o que pode ser considerado um dos primeiros desastres ambientais da era moderna. 


O lixo de gerações
Cada brasileiro produz cerca de 500 gramas de lixo por dia. Olhando assim, parece pouco, mas, somando a população brasileira você vai ver que todo esse lixo se transforma em um enorme bolo de milhões de toneladas.
Quando o caminhão de lixo passa para recolher os sacos, ele é levado para um terreno chamado de aterro sanitário ou lixão. Porém devido o aumento da população, a quantidade de lixo também aumenta, e isso está fazendo com que não haja mais espaço para tanto lixo.
Na natureza, toda a matéria orgânica viva se decompõe rapidamente e ainda ajuda a tornar a terra mais fértil para alimentar novos seres que virão. Mas, com os seres humanos é diferente, porque são os únicos seres vivos que produzem coisas artificiais, e, algumas delas como latas de refrigerante, plástico e vidro levam uma eternidade para se decompor.
Confira na tabela abaixo com alguns desses ‘lixos de gerações’:
MATERIAL                                                  
TEMPO PARA DECOMPOSIÇÃO
Jornais
De 2 a 6 semanas
Embalagens de papel
De 3 a 6 meses
Fósforos e pontas de cigarros
2 anos
Chiclete
5 anos
Nylon
30 anos
Tampas de garrafas
150 anos
Latas de alumínio
De 200 a 500 anos
Isopor
400 anos
Plásticos
450 anos
Fralda descartável comum
450 anos
Vidro
1.000.000 de anos ( um milhão )

Como reciclar?


A reciclagem começa dentro de casa, pois é necessário a separação e preparação do lixo.

Por exemplo: As pilhas não devem ser misturadas com o lixo comum (restos de comida), pois contem substâncias tóxicas.

O lixo orgânico deve ser separado do lixo reciclável, como o plástico, o papel, o vidro e o metal.
Quando tudo estiver corretamente separado, é só levar para os Pontos de Entrega Voluntária (P.E.V.), espalhados pelas cidades do Brasil. Ou então, você pode levar para o local mais próximo da sua casa.



Conheça os símbolos e as cores para cada tipo de material, espalhados no mundo inteiro:




Depois de separado, o material vai para a central de triagem no Departamento de Limpeza Urbana (D.L.U.), onde é colocado em uma esteira rolante para a seleção do que pode e o que não pode ser reciclado.

Confira abaixo o que pode e o que não pode ser reciclado:

RECICLÁVEL
NÃO RECICLÁVEL
PAPEL
PAPEL
Jornais e revistas
Fitas adesivas
Folhas de caderno
Papel carbono
Caixas de papel
Papéis sanitários
Cartazes
Papéis metalizados
---------------
Guardanapos
---------------
Fotografias
PLÁSTICO
PLÁSTICO
Garrafas de refrigerante
Cabo de panela
Embalagens de produto de limpeza
Tomadas
Copinhos de café
Embalagens de biscoito
Embalagens de margarina, canos e tubos
Mistura de papel, plásticos e metais
Sacos plásticos em geral
-----------------------
METAL
METAL
Latinhas de aço ( de óleo, de salsicha )
Pilhas
Latinhas de alumínio ( refrigerante )
Esponjas de aço ( isadas p/ lavar louça )
Panelas
Clips
Pregos
Grampos
Arames
------------------------
VIDRO
VIDRO
Garrafas de todos os tipos
Espelhos
Copos
Lâminas
Potes
Porcelana
Frascos
Cerâmica

A reciclagem tem um papel fundamental no meio ambiente, pois além de diminuir o acúmulo de lixo nas áreas urbanas, ela ainda faz uma “economia” dos recursos naturais.

E cada um de nós só tem a ganhar com isso, pois se o meio ambiente está bem, nós também estamos.



10 invenções sustentáveis muito curiosas


 O Crown Plaza Hotel, em Copenhague, Dinamarca, oferece uma chance para quem quer fazer uma boa refeição sem deixar de cuidar do planeta. O hotel disponibiliza bicicletas ligadas a um gerador de eletricidade para os hóspedes voluntários. Cada um deles deve produzir pelo menos 10 Watts/hora de eletricidade – aproximadamente 15 minutos de pedalada para um adulto saudável. Após o exercício, o hóspede recebe um generoso vale-refeição: 26 euros, aproximadamente 60 reais.
 2 – BAR CAPTA ENERGIA PRODUZIDA PELA DANÇA DE SEUS FREQUENTADORES
 Todas as luzes e os sons de uma “balada” gastam uma quantia considerável de eletricidade. Pensando nisso, o dono do Bar Surya, em Londres, refez o chão da pista de dança de seu estabelecimento e o revestiu com placas que, ao serem pressionadas pelos frequentadores do lugar, produzem corrente elétrica. Essa energia é então usada para ajudar na carga elétrica necessária à casa. Andrew Charalambous, o visionário dono do bar, diz que a eletricidade produzida pela pista modificada representa 60% da necessidade energética do lugar.
 3 – BORDEL OFERECE DESCONTO AOS CLIENTES QUE FOREM DE BICICLETA
Uma casa de diversão adulta encontrou uma maneira de atrair mais frequentadores, espantando a crise econômica, e ainda ajudar a frear as mudanças climáticas globais. Quem chega de bicicleta, ganha desconto. Segundo Thomas Goetz, dono do bordel “Maison D’envie”, a recessão atingiu em cheio os negócios. Consumidores que foram ao bordel pedalando, ou que provarem ter utilizado um meio de transporte público, recebem 5 euros de desconto sobre os tabelados 70 euros (mais de 150 reais) para 45 minutos.

4 – EMPRESA CRIA IMPRESSORA QUE NÃO USA TINTA NEM PAPEL
 Quem disse que uma impressora precisa de tinta ou papel para existir? Conheça a Impressora PrePean. Diferente das convencionais, ela utiliza uma peça térmica para fazer as impressões em folhas plásticas feitas especialmente para isso. Além de serem à prova d’água, elas podem ser facilmente apagadas. É só colocá-las novamente na impressora que, através de outra temperatura, a próxima impressão ficará no lugar da anterior. A mágica faz com que apenas uma dessas folhas possa ser utilizada mil vezes.
 5 – UNIVERSIDADE CONSTROI “TELHADO VERDE”
 O Design Verde é uma tendência da arquitetura moderna, e não estamos falando apenas da cor, mas sim de locais como o prédio de cinco andares da Escola de Arte, Design e Comunicação da Universidade Tecnológica de Nanyang, em Cingapura. A construção conta com uma cobertura vegetal e sua forma orgânica se mistura com a natureza onde está inserida. Os telhados revestidos de grama servem como ponto de encontro informal, além de ajudar no equilíbrio térmico do edifício e na absorção da água da chuva.
 6 – DESIGNER CRIA PIA QUE UTILIZA ÁGUA DESPERDIÇADA PARA REGAR PLANTA
 Feita de concreto polido, a Pia batizada de Jardim Zen possui um canal que aproveita a água utilizada na lavagem das mãos para molhar uma planta. Criado pelo jovem designer Jean-Michel Montreal Gauvreau, a pia vem em bacia dupla ou modelo simples. Se você está preocupado eu ensaboar toda a sua plantinha, relaxe. Uma peça no início do canal drena o liquido e só deixa água sem sabão escorrer até a planta.
 7 – DESIGNER CRIA CHUVEIRO QUE O OBRIGA A SAIR QUANDO JÁ DESPERDIÇOU MUITA ÁGUA
 O designer Tommaso Colia criou uma solução para aqueles que adoram passar um tempão tomando uma ducha relaxante (é, você mesmo!). O chuveiro Eco Drop possui círculos concêntricos como tapetes no chão, que vão crescendo enquanto o chuveiro está ligado. Após um tempo, a sensação fica tão incômoda que te força a sair do banho e, consequentemente, economizar água. Cerca de 20% de toda energia gasta no lar vem da água quente utilizada no banho – seis vezes mais do que a iluminação doméstica, por exemplo.
 8 – DESIGNER CRIA INTERRUPTOR QUE MUDA DE COR PARA ENSINAR CRIANÇAS A ECONOMIZAR ENERGIA
 Tio é o nome do interruptor em forma de fantasma que avisa, através de sutis luzes, há quanto tempo a lâmpada está acesa. Até uma hora, a expressão do fantasminha é feliz e a luz do interruptor permanece verde. Se a luz é deixada ligada por mais de quatro horas, ele se assusta e fica amarelo. Já se o morador da casa se atreve a deixar a luz acesa por mais de oito horas, o até então amigável fantasma se zanga e fica vermelho. Com o auxílio visual e tátil, espera-se que as crianças comecem a tomar consciência do desperdício de energia logo cedo, e de uma maneira divertida.
 9 – EMPRESA CRIA GRAMPEADOR SEM GRAMPOS PARA EVITAR POLUIÇÃO
 Grampos de grampeador são tão poluentes que uma empresa decidiu criar um novo modelo do produto, sem grampos! Em vez dos grampos a que todos estamos acostumados, ele “recorta pequenas tiras de papel e as usa para costurar até cinco folhas de papel juntas”. Se você se empolgou com a ideia, pode encomendar esses grampeadores personalizados para que sua empresa se vanglorie de contribuir para um mundo livre grampeadores com grampos.
 10 – DESIGNER CRIA CARREGADOR DE IPHONE ALIMENTADO POR APERTO DE MÃO
 Eis uma invenção que dará uma mão na economia de energia. Carregue seu iPhone com um aperto de mão! O conceito foi chamado de “You can work it out” – uma brincadeira entre encontrar uma solução (work it out) e exercitar-se (to work out) – e foi pensado por Mac Funamizu.

Mais de 60% das pequenas empresas já realizaram ações sustentáveis

  A sustentabilidade veio para ficar no mundo dos negócios, e isso não exclui as pequenasempresas. Apesar de a maioria dos pequenos empresários não conhecer o conceito, eles já realizaram algum tipo de ação sustentável.
Um levantamento realizado pelo Sebrae revelou que entre 61% e 80% dos empreendedores já adotaram iniciativas sustentáveis,  como controle de consumo de energia, água e papel, coleta seletiva, tratamento de resíduos tóxicos, entre outras.
Os entrevistados disseram que a preocupação com o meio ambiente tem alto grau de importância. A resposta foi indicada por 72%. Apenas 17% declararam que a preocupação deve ser média e 6% disseram que deve ser baixa. Outros 5% não souberam responder.
Oportunidades de ganhos
Os empresários acreditam que a preocupação ambiental é representa oportunidades de ganhos, já que os consumidores estão mais seletivos e exigentes em ter produtos e serviços sustentáveis.
Além da oportunidade de ganho, 69% disseram que a adoção de práticas sustentáveis transmite uma boa imagem aos clientes. Para 79%, as empresas que estão atentas às questões ambientais podem atrair mais clientes.
“Os empresários implementam boas práticas com o objetivo de reduzir gastos, principalmente de insumos. Por isso, o debate ambiental passa necessariamente pela eficiência”, explica o diretor-técnico do Sebrae, Carlos Alberto dos Santos, segundo a Agência Sebrae.
Por fim, ele acrescenta que é necessário aumentar a eficiência dos processos produtivos a partir do menor consumo de materiais renováveis, como energia e matérias-primas.
Sobre a pesquisa
O estudo foi realizado pelo com 3.058 empresários de todo o País, nos segmentos de comércio e serviços (83%), indústria e construção civil (12%) e agronegócios (5%).