quinta-feira, 1 de março de 2012


Desaprender estruturado: maconha pode prejudicar a memória através do cérebro não queima as células


Um novo estudo sugere que a maconha faz com que os usuários esquecidos pela ligação não para os neurônios, mas para o cérebro de apoio células gliais chamado astrócitos

Poucos estudos têm investigado exatamente como a maconha prejudica a memória de trabalho. Agora parece que a resposta pode envolver células não-neuronais do cérebro chamadas astrócitos.


 Mais segurança nos campos

A Portaria n. 2.546, de 14 de dezembro de 2011, altera a NR 12, e trata sobre segurança no trabalho com máquinas e implementos agrícolas estabelecendo amplo detalhamento sobre como deverá ser o maquinário empregado na atividade rural. Sobre esse tema mostro esse vídeo que relata casos de acidentes com tratores.





Todos os anos, os agricultores são esmagados, mutilados e mortos em rollovers trator. Este vídeo ilustra a importância do uso de estruturas protetoras contra capotagem (ROPS) e cintos de segurança ao operar tratores. Não é preciso muito para rolar um trator, e ROPS, combinado com um cinto de segurança, pode salvar sua vida.
O que é o "Programa jogue limpo"?



É o sistema de logística reversa de embalagens plásticas de lubrificantes pós-consumo, estruturado e disponibilizado pelos fabricantes, importadores e distribuidores de lubrificantes.
As embalagens devolvidas pelos consumidores aos canais de revenda assim como aquelas por estes geradas são entregues pelos comerciantes diretamente às Centrais ou aos Caminhões de Recebimento dotados da mais moderna tecnologia embarcada que também os direcionam para esses centros de recebimento. Nesses centros as embalagens plásticas recebem um tratamento inicial possibilitando seu encaminhamento para as empresas recicladoras licenciadas. Visando à movimentação desse volume, é necessária uma gerenciadora operacional por estado, responsável pela administração das diversas Centrais de Recebimento bem como pelo suporte a uma frota de caminhões de recebimento especializados com alta tecnologia de controle.

Chega de preguiça ambiental! Dá para levar uma vida mais sustentável com pequenas mudanças


Levar uma vida mais sustentável é uma forma de contribuir para um mundo melhor. E ninguém precisa ser super-herói para reduzir o impacto que provoca no meio ambiente. Basta começar. Aos poucos, passo a passo, como alguém que anda dois quilômetros por dia, depois de anos parado em casa, e logo, se anima a correr, até chegar a uma maratona. É incrível como a gente se acostuma, passa a gostar e, depois de um tempo, não entende como vivia de outro jeito!


Questões de Segurança, Meio-Ambiente, Saúde e Responsabilidade Social (QSMSRS) no setor de petróleo e gás


Em um mundo onde estamos buscando a sustentabilidade contínua, minimizando cada vez mais os riscos dos processos operacionais referentes à exploração e logística do petróleo, e evitando a ocorrência de acidentes, podemos afirmar que a gestão de SMS caminha de mãos dadas com a indústria petrolífera ou as companhias estão longe de aceitar essa condição?

Cabe a cada um fazer sua parte e dessa forma podemos cobrar mais, não somente das empresas, mas também do Governo que ainda não trabalha de forma correta a questão da sustentabilidade...



Ajudar um fumante a largar o vício:

 O que fazer e o que não fazer?

Sugestões gerais para amigos e familiares


Fazer passar o tempo fazendo as coisas para manter sua
     mente fora de fumar - ir ao cinema, dar um passeio para passar o desejo (o que muitos chamam de "ajuste de nicotina" a), ou dar um passeio de bicicleta juntos.
Faça tentar vê-lo a partir do ponto de vista do fumante - um hábito do
     fumante pode é ele se sentir como um velho amigo que sempre esteve lá quando os tempos eram difíceis. E é difícil abrir mão disso.
Fazer a sua casa livre de fumaça, o que significa que ninguém 
    pode fumar em qualquer parte da casa. Remover isqueiros e cinzeiros de sua casa...