quarta-feira, 21 de março de 2012

Hoje é o Dia Mundial do Sono 
Qual a função do sono?
Mente nenhuma funciona direito sem uma boa noite de sono. Mas ninguém sabe exatamente por que todos os animais precisam dormir, que papel esse período de descanso tem no metabolismo docérebro, que mecanismos são acionados para se fazer o trabalho que tem de ser feito. "Quem descobrir a função do sono ganha o prêmio Nobel", diz o neurologista Flávio Aloe do Laboratório do Sono do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. "Há uma limitação técnica. Estamos tentando mensurar dados muito subjetivos. Qual o papel do riso, da alegria, na saúde das pessoas?" 
Passamos cerca de um terço de nossa vida dormindo. Dormir bem é essencial não apenas para ficar acordado no dia seguinte, mas para manter-se saudável, melhorar a qualidade de vida e até aumentar a longevidade.
Os médicos sabem que o processo do sono é regido por um relógio biológico ajustado num ciclo de 24 horas. Os ponteiros desse mecanismo são moldados geneticamente e sua sincronia depende de fatores externos, como iluminação, ruídos, odores, hábitos, tipos de colchões, vida social etc.
Os especialistas acreditam que a principal peça dessa engrenagem é a melatonina - hormônio produzido no cérebro pela glândula pineal. Ele começa a ser secretado assim que o Sol se põe, como um aviso para o organismo se preparar para “dormir”.
Quando o processo tem início, a temperatura cai de 1 a 2o C e a pressão arterial também sofre uma leve queda. Daí ao primeiro cochilo é um piscar de olhos.
Outra questão que continua sem resposta é o por quê de sonharmos. "Os sonhos, com certeza, têm uma função biológica", diz Aloe. "Mas a medicina sabe muito pouco a esse respeito."