sábado, 11 de fevereiro de 2012


O pior melhor ano da história

Ao chegar à América, Cristóvão Colombo não só descobriu um novo continente: ele transformou a natureza de todo o planeta. E causou um impacto como não se via desde o desaparecimento dos dinossauros








A chegada de Colombo deu início a um processo que unificou a natureza do planeta, deixando-o mais homogêneo. É por causa do intercâmbio de Colombo que há tomate na Itália, laranja nos Estados Unidos, chocolate na Suíça e pimenta na Tailândia, diz o jornalista e escritor Charles C. Mann em seu livro 1493: Uncovering the New World Columbus Created (1493: Descobrindo o Novo Mundo que Colombo Criou, sem edição em português). A bagunça ambiental promovida pelo navegador é considerada pelos ecologistas "o evento mais importante desde a morte dos dinossauros".
A formação do solo, o clima, a água e todo tipo de vida que se formou em cada um dos continentes da Terra tinha seu equilíbrio. À primeira vista, a incorporação de espécies não nativas em novos ambientes parece desastrosa. E de fato pode ser. Um dos episódios narrados por Mann é o que pode ser considerado um dos primeiros desastres ambientais da era moderna. 

Nenhum comentário: